Dia do Veterano em Brasília
Brasília (DF) – Uma homenagem ao Dia do Veterano marcou a manhã do dia 18 de julho no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB). A data, instituída para agraciar e celebrar o compromisso e a dedicação de homens e mulheres que serviram à Nação, reuniu militares da ativa, veteranos, familiares e convidados em uma cerimônia repleta de significados.
A solenidade foi presidida pelo General de Exército Arby Ilgo Rech Filho, eterno integrante do Alto Comando do Exército e contou com a presença de oficiais-generais da ativa e da reserva, veteranos, comandantes de organizações militares da guarnição de Brasília e convidados.
“Nos sentimos honrados, orgulhosos e agradecidos pelo legado deixado por todos os veteranos durante os anos de dedicação ao nosso país e ao nosso Exército”, destacou o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, que ainda reafirmou a importância do dia para a história e como reforço dos valores da Força Terrestre.
Marcado pelas lembranças construídas durante o tempo na caserna, o General de Brigada Antônio Florência da Silva, reencontrou os amigos e ratificou os valores aprendidos dentro da Instituição, que perduram por toda a sua vida. “É um sentimento de amor fraterno, de dever cumprido, de responsabilidade e hierarquia”. Ele ainda comentou que o compromisso de vida, característico da profissão militar, é pautado no culto de valores a todo tempo, seja na ativa ou na reserva.
Com muito orgulho, o veterano capitão Amós Teixeira Dutra contou um pouco sobre a sua relação com o Exército Brasileiro durante seus 37 anos de serviço ativo. Durante a formatura, ele relembrou de vários momentos de vivência na caserna. “Orgulho em ser verde-oliva, os ensinamentos experimentados aqui eu levo comigo todos os dias”.
A formatura reforçou o espírito de camaradagem e respeito que une os militares brasileiros. O ponto alto foi o desfile da tropa de veteranos que, com muita vibração e orgulho, marchou em continência ao General de Exército Arby Ilgo Rech Filho.
A celebração do Dia do Veterano fortalece o Exército como uma Instituição secular sustentada pelo culto às suas tradições.
Importância do Dia do Veterano
Essa data foi escolhida pela importância e magnitude do evento que ocorreu na história do Brasil, quando os bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornaram da 2ª Guerra Mundial.
Naquele dia 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do país à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração da população pelos pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a “cobra fumar” nos campos da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu após o desembarque.