Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Estandarte Histórico
Início do conteúdo da página

Estandarte Histórico

Publicado: Terça, 21 Mai 2024 19:39 | Última Atualização: Sexta, 24 Mai 2024 12:40

Estandarte Histórico

O Atual Estandarte Histórico foi concedido à DAP por intermédio da Portaria  DECEx/C Ex nº 471, de 19 de setembro de 2022 (BE 51/2022).

 

 

Descrição Heráldica: Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de branco, debruado de vermelho e de azul. No coração, a lisonja de Dona Rosa da Fonseca, composta por um escudo losangado amarelo, contorneado de dourado; tendo, em sautor, cinco estrelas vermelhas, de cinco pontas, encimadas por uma rosa púrpura, com folhas verdes, com detalhes em ouro. A destra, em pala, cinco rosetas heráldicas, sendo três vermelhas e duas em rosa-forte. A sinistra, também em pala, outras cinco rosetas sendo quatro amarelas e uma branca. Todas as rosetas têm seus contornos e detalhes em dourado. No chefe do estandarte, o dístico: "DIRETORIA"; na ponta, o dístico: "DONA ROSA DA FONSECA", ambos em ouro. Laço militar nas cores nacionais com o Indicativo Militar da OM, em ouro.

 

Interpretação Heráldica: A cor branca do campo do estandarte caracteriza a vitória de Dona Rosa da Fonseca em constituir uma família de Patriotas. O debrum, de vermelho e de azul, traz as cores heráldicas do Exército Brasileiro reforçando a dedicação de toda a família a esta Invencível Instituição. A lisonja amarela, que é um escudo feminino, tem por objetivo lisonjear a dama e representa a nobreza, pois esta cor faz referência ao metal ouro. Possui as estrelas vermelhas, herdadas do Brasão de Família dos Fonseca, que lembram as cinco famílias originárias do Reino de Portugal. São vermelhas, pois representam as guerras de reconquistas de cidades portuguesas (Porto 992, Riba Douro 1022 e Lamego 1102). A lisonja traz, ainda, uma rosa púrpura que alude ao sofrimento da Matriarca, Dona Rosa da Fonseca, pela perda de filhos na Guerra da Tríplice Aliança (GTA). Possui dez rosetas heráldicas que, através de suas cores, lembram os destinos e os gêneros dos filhos da personalidade: Três vermelhas, representando o sangue derramado no sacrifício máximo pela Pátria, pois estes morreram na GTA: Capitão Hipólito, Major Eduardo e Alferes Afonso. Duas cor-de-rosa (na tonalidade: forte), identificando, com este matiz típico, suas duas filhas: Emília e Amélia. Quatro amarelas, destacando os filhos que combateram na GTA e que, por suas carreiras militares, ascenderam ao Generalato: Marechal Hermes da Fonseca, Marechal de Campo Severiano Martins da Fonseca, Marechal Deodoro da Fonseca e General de Brigada João Severiano da Fonseca. Por este motivo, o amarelo que, em Heráldica, representa poder, foi aplicado. Uma roseta branca, referente a situação de paz, lembrando o Cel Pedro da Fonseca, que foi, de certa forma, designado para permanecer no Brasil para cuidar de sua mãe, quando da partida dos demais sete irmãos para a GTA.

Fim do conteúdo da página