DESAS promove evento em comemoração ao dia do Assistente Social
Brasília (DF) – Na última sexta-feira (19), o Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS) promoveu evento em comemoração ao dia do assistente social, na sede da pasta. Na ocasião, foram homenageados os profissionais da área (civis e militares) do MD, das Forças Armadas e do Hospital das Forças Armadas (HFA).
A Diretora de Saúde e Assistência Social, Contra-Almirante Médica Maria Cecilia Barbosa da Silva Conceição, ressaltou o papel dos profissionais da área. “Os assistentes sociais têm desempenhado um importante papel como instrumento para garantir o bem-estar da tropa e das famílias. O serviço social está estruturado no Ministério da Defesa desde o ano 2000, por meio da Coordenação de Assistência Social do DESAS, da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais”, afirmou.
Durante a comemoração, foi realizada uma conferência sobre o tema “Assistência Social do Ministério da Defesa: Trajetória e Desafios”. A coordenadora-geral de Assistência Social, Capitão de Mar e Guerra Eliane Rocha, ressaltou a importância da profissão. “Nesse último dia 15 de maio, comemoramos o dia do Assistente Social, um profissional que se destaca, primordialmente, apoiando e suavizando as vidas das pessoas, nos momentos difíceis”, declarou.
A celebração finalizou com a palestra “O Riso e suas Emoções”, ministrada pelo Assistente Militar do DESAS e psicólogo Capitão de Mar e Guerra Carlos Eduardo Perez Costa. Entre os assuntos abordados, ele destacou o significado do riso como manifestação emocional e a sua utilização terapêutica em saúde mental.
Dia do Assistente Social - O dia do assistente social é comemorado no dia 15 de maio. A profissão foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 994 e é regida, atualmente, pela Lei Federal nº 8.662, de 7 de junho de 1993. A prática profissional é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar de políticas sociais e direitos da população.
Forças Armadas - A Marinha, o Exército e a Aeronáutica possuem, juntas, 327 profissionais de serviço social, que executam ações, projetos e programas sociais. Eles têm como princípio integrar a estratégia de recursos humanos para a prevenção de situações de conflito pessoal e familiar.
Fonte: Intranet do Ministério da Defesa