Capacitação de Instrutores e Monitores - Prevenção ao Suicídio
Os assuntos a serem tratados com o público-alvo devem abordar a qualidade de vida, o cuidado com a saúde mental, o fortalecimento dos laços afetivos, a prática religiosa e prevenção ao suicídio.
Nesse sentido, deve-se priorizar a desconstrução do estigma em torno do comportamento suicida; compreender os fatores de riscos e os sinais de alerta; apresentar ferramentas para a identificação de pessoas com ideação suicida; informar os meios institucionais para se buscar ajuda; esclarecer os procedimentos de encaminhamentos para rede de saúde mental e de apoio; e difundir os fatores de proteção e de cuidado com saúde mental.
Recomenda-se que a instrução seja ministrada antes das instruções de armamento, munição e tiro.
Capacitação do PVV
Por se tratar de tema técnico e sensível, recomenda-se que os instrutores realizem uma capacitação prévia por intermédio de curso de Prevenção e Pósvenção do suicídio, remetendo a solicitação de matrícula ao e-mail sas@dap.eb.mil.br, fornecendo as seguintes informações:
Posto/Graduação, Nome Completo (nome de guerra em negrito), CPF, RM de vinculação, OM, e-mail (diferente do funcional) e telefone celular.
Após a solicitação de matrícula, no prazo de sete dias, o interessado receberá um e-mail de boas-vindas com as orientações para o primeiro acesso ao curso.
Material de Apoio do PVV
http://www.dap.eb.mil.br/pdf/sas/port_151_dgp_ago16.pdf
http://www.dap.eb.mil.br/pdf/sas/Guia%20de%20Prevenc%CC%A7a%CC%83o%20ao%20Suici%CC%81dio.pdf
http://www.dap.eb.mil.br/pdf/sas/Folder%20prevenc%CC%A7a%CC%83o%20ao%20suici%CC%81dio.pdf