Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia Nacional da Equoterapia

imagem sem descrição.

    Comemora-se no dia 9 de agosto o Dia Nacional de Equoterapia. A data foi estabelecida por meio do Decreto Legislativo Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009.

    A data escolhida faz alusão a data natalícia do Cel Lélio de Castro Cirillo, oficial da Turma General José Pessoa, de 1949, Presidente e Fundador da Associação Nacional de Equoterapia, com sede na Granja do Torto, Brasilia/DF.

    A Associação Nacional de Equoterapia, cuja sigla oficial é ANDE-BRASIL, foi fundada em 10 de maio de 1989, sendo uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico. A criação da ANDE-Brasil, deu um grande impulso à implantação dos centros de equoterapia no país, como entidade normativa, formadora e fiscalizadora das boas práticas de equoterapia.

    O termo equoterapia teve origem nas palavras “equus”, de origem latina, e “therapeia”, do grego, foi criado pela associação para caracterizar todas as práticas que trabalham com o cavalo, utilizando técnicas de equitação e atividades equestres, objetivando a reabilitação e/ou educação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

    Cabe destacar que a história da equoterapia está diretamente ligada ao Exército Brasileiro. As ações iniciaram no final da década de 70 e foram protagonizadas pelo General Ary Carracho Horne (Turma Agulhas Negras de 1951) e o Coronel Lélio de Castro Cirillo, ambos oriundos da Arma de Cavalaria. 

    Ainda, desde 2018, o Departamento-Geral do Pessoal (DGP), por intermédio da Diretoria de Assistência ao Pessoal, celebrou o Acordo de Cooperação com a ANDE-Brasil, proporcionando aos militares que atuam nos centros de equoterapia em funcionamento nas instalações do Exército Brasileiro, a capacitação necessária à atividade.

    Cabe enfatizar, também, que já foram realizados cursos para militares do Comando Militar do Sul, do Comando Militar do Oeste, do Sistema Colégio Militar do Brasil e da Escola de Equitação do Exército. O acordo prevê 20 (vinte) vagas de atendimento da Família Militar no Centro de Equoterapia Gen Carracho, localizado na Granja do Torto, com a finalidade de apoiar nossos militares com dependentes especiais.

    Sendo assim, a DAP externa os seus cumprimentos a todos os praticantes da Equoterapia, que possui como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida, aos Comandantes das diversas Organizações Militares que abrigam um centro de equoterapia e aos praticantes das diversas guarnições, que com a confiança e o carinho prestigiam a prática, com grande esforço e dedicação.

    Por fim, o agradecimento ao Nobre Amigo, o Cavalo, grande facilitador desta prática, merecedor dos agradecimentos de todos nesta data.

    Feliz “Dia da Equoterapia” em todos os nossos Centros de Equoterapia. DGP e DAP: a serviço da Família Militar. #EBpreservandovidas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página