A escalada dos golpes digitais: proteja-se no mundo conectado

Desconfie de chamadas telefônicas, mensagens SMS ou de outros aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, vindas de supostos militares ou demais servidores públicos, tratando de imposto de renda, contracheque, Fundo de Saúde do Exército ou outro tema sobre o qual o Exército Brasileiro não realiza contato por mensagens com veteranos e pensionistas.
Em caso de dúvida, procure a sua Seção de Veteranos e Pensionistas ou a Organização Militar mais próxima de sua residência e informe-se. Importante: não abra documentos enviados por aplicativos de mensagens ou e-mails de pessoas desconhecidas, mesmo que aparentem ser de órgãos públicos.
Desconfie de ligações inesperadas, principalmente aquelas que informam sobre vantagens ou problemas financeiros e descontos indevidos. Nunca abra arquivos de remetentes desconhecidos, especialmente se forem enviados por aplicativos de mensagens. Verifique a veracidade das informações, entrando em contato diretamente com a instituição mencionada para confirmar a informação. Não forneça dados pessoais, como senhas, números de documentos ou informações bancárias por telefone ou mensagem. Mantenha seus dispositivos seguros utilizando antivírus e mantenha seus softwares atualizados.
Por fim, não faça nenhum pagamento, transferência ou Pix para pessoa dizendo pertencer ao Exército Brasileiro ou a qualquer uma de nossas organizações militares. Não existe qualquer tipo de cobrança para solução de problemas administrativos. Desconfie.
Divulgue este alerta para seus familiares e amigos em todos os seus grupos!
Acesse a Campanha Cibernética do Centro de Comunicação Social do Exército, implementada pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em parceria com o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), a Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber) e o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército