Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx)

No dia 13 de fevereiro, comemora-se o Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), data natalícia do Capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando. Nascido em 1913, no município de Morada Nova de Minas (MG), integrou voluntariamente a Força Expedicionária Brasileira (FEB), para prestar assistência religiosa aos brasileiros nos campos de batalha da Itália.
Historicamente, os sacerdotes religiosos chegaram ao Brasil com as naus portuguesas por ocasião do descobrimento. No dia 26 de abril de 1500, a primeira missa foi celebrada por Dom Henrique de Coimbra, frade e bispo português, na praia da Coroa Vermelha, no litoral sul da Bahia.
Durante o período do Império, por ocasião da Guerra da Tríplice Aliança, ao assumir o comando das tropas brasileiras, Caxias incorporou capelães militares à campanha, resultando, assim, em um novo ânimo para combater.
Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, após a criação da Força Expedicionária Brasileira, foi instituído o Serviço de Assistência Religiosa, em 1944, com 26 padres e 2 pastores, que prestaram o auxílio espiritual aos bravos combatentes da FEB, no Teatro de Operações Europeu.
Entre esses capelães, estava Frei Orlando. O sacerdote franciscano foi incorporado como capelão militar no 11º Regimento de Infantaria, de São João del-Rei (MG), em 13 de julho de 1944. Ao receber o uniforme do Exército exclamou: “Hoje é o dia mais feliz de minha vida, completei o meu ideal: sou agora, soldado de Deus e da Pátria”.